Geração y
(Anos 80 a 90)
Nomes: Marina Buzetti, Thâmara Oliveira, Laryssa Costa, Natalia Lopes, Dayane Vazzi, Nicolas, Jeferson Mafra, Liniquer Leite.
Turma: 3º ano D
Prof: Luciana e Rodinei
GERAÇÃO Y
A Geração Y se refere à nascidos após 1980 até meados da década de 1990. A geração Y, também conhecida por Millennials, representava, em 2012, cerca de 20% da população global.
CULTURA
Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, aumentando a autoestima de seus filhos. São a primeira geração verdadeiramente globalizada, cresceram com a tecnologia e usam-na desde a primeira infância. Eles têm que sentir que controlam o ambiente em que estão inseridos, têm que obter informação de forma fácil e rápida e têm que estar aptos a ter vidas menos estruturadas. Preocupados com o meio ambiente e as causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores, que viveram épocas de guerras e desemprego. Nascidos numa época de pós-utopias e modificação de visões políticas e existenciais, a chamada Geração Y cresceu em meio a um crescente individualismo e extremada competição.
TECNOLOGIA
Desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados smartphones (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores. A Internet é, para eles, uma necessidade essencial e, com base no seu acesso facilitado, desenvolveram uma grande capacidade em estabelecer e manter relações pessoais próximas, ainda que à distância6. A tecnologia e os dispositivos móveis (tablets e smarphones) em particular, criaram condições para os Millennials ligarem-se e comunicarem entre si