Qual a melhor decisão, juros simples ou composto?
Módulo: 2
Atividade: Atividade 1
Título: Qual a melhor decisão, juros simples ou composto?
Aluno: André Rodrigues dos Santos
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 407 – Outubro 2014
Introdução
A Matemática Financeira é uma ferramenta que nos auxilia a tomar decisões financeiras, ela traz em si cálculos que nos permitem manipular valores financeiros ao longo do tempo, com o objetivo de fazer comparações consistentes entre diferentes alternativas de investimentos.
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.
Para a realização de operações financeiras existem dois tipos de juros, simples e compostos. Este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas diferenças entre esses dois regimes de capitalização, para isso, ele foi dividido em cinco partes, a contar desta introdução, a segunda parte, diz respeito a justificativa do trabalho, na sequência a terceira parte refere-se ao desenvolvimento do texto em que serão expostas características dos dois regimes de capitalização utilizando-se para tal um exemplo pratico com uso de fórmulas e gráficos, posteriormente são feitas as considerações finais e por último, são apresentadas as fontes que serviram de embasamento para produção do trabalho.
Justificativa
Ao iniciar os estudos da disciplina Matemática Financeira, algumas perguntas inevitavelmente passam em nossa cabeça: qual o seu campo de