PESQUISA 1 Normas T cnicas de Cita es
Aluno: Diego Alecsandro Portugues – 2° Periodo de Administração
PESQUISA 1 - Pesquisa sobre normas técnicas de citações
Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. A mesma é usada para esclarecer determinado assunto relacionado a pesquisa.
Existem três tipos de citações, são elas:
Diretas
Indiretas ou Paráfrases
Citação de citação
A citação direta consiste em transição dos conceitos do autor consultado. A mesma pode ser curta ou longa, sendo considerada curta quanto tem até três linhas e a longa com mais de três linhas.
Citação indireta seria a qual o autor do trabalho embasado em outros autores redige suas ideias. Contudo deve-se traduzir fielmente o sentido do texto original.
Citação de citação se da quando existe uma transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
Na hora de fazermos citações deve-se tomar alguns cuidados, como, nunca iniciar e nem terminar um texto com citação, sempre deve existir um comentário entre duas citações, a mesma sempre tem que ser embasada cientificamente ao texto e toda citação deve conter sua autoria, caso contrário a citação poderá ser indicada como plágio.
As citações serão classificadas com um sistema de chamada, sendo ele numérico ou autor data, e o mesmo quando definido devera seguir como padrão do inicio ao fim do texto.
Citação Direta Curta
Nas citações diretas curtas, a mesma deve conter até três linhas, aparecer no corpo do texto com mesmo tamanho e fonte, estar entre aspas duplas, precedidas ou sucedidas pela indicação de autoria. Quando citar algo que já esta entre aspas no texto, transcrever entre aspas simples. Ex: “os chamados ‘atletas de finais de semana’ são os que mais sofrem lesões.”
Abaixo podemos acompanhar dois exemplos de citação direta curta com os seguintes sistemas de chamada, Autor Data e Numérico.
Exemplo de Citação direta curta – Autor Data
Marques (2000, v. 4, p. 209) ao tratar do conceito de recurso, assevera que “para