Trabalho de biologia Meiose
A meiose é um processo de divisão celular em que uma célula-mãe (diploide) gera outras quatro células-filhas (haploides). A meiose é dividida em duas fases: a meiose I e a meiose II.
Interfase – É o período de maior metabolismo celular, e nela acontece a duplicação e síntese do DNA, entre outras estruturas. A interfase está dividida em três períodos:
G1 – Período onde ocorre a produção de enzimas, proteínas, e também ocorre a síntese do RNA. O tamanho da célula aumenta.
S – Ocorre a produção e síntese do DNA.
G2 – Muito parecido com o período G1, mas nesse período, o DNA está duplicado.
MEIOSE I (PRIMEIRA DIVISÃO)
Prófase I – Nela, ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos. Em algumas situações, como os cromossomos estão muito próximos, pedaços deles podem ser trocados entre si, em um fenômeno chamado crossing over (ou permutação).
Metáfase I – Nessa fase, os cromossomos homólogos que estão pareados se distribuem na região mediana da célula. Cada cromossomo está preso nas fibras do polo norte ou do polo sul.
Anáfase I – Na anáfase I, ocorre o encurtamento das fibras do fuso, e isso separa os cromossomos homólogos, que são conduzidos para polos opostos da célula. As cromátides irmãs não se separam.
Telófase I – No final desta fase, ocorre a separação das duas células-filhas haploides; ocorre formação de carioteca. E se inicia e meiose II.
MEIOSE II (SEGUNDA DIVISÃO)
Prófase II – Cada uma das duas células-filhas tem apenas uma parte de cromossomos duplicados. Na prófase II, os centríolos são duplicados mais uma vez e a carioteca começa a se desfazer.
Metáfase II – Nessa fase, os cromossomos se prendem pelos centrômeros às fibras do fuso, que saem dos dois polos.
Anáfase II - Os centrômeros se duplicam, e as cromátides irmãs se separam.
Telófase II – Ocorre a separação das quatro células-filhas haploides. Essas células não possuem cromossomos homólogos e tem a metade de cromossomos em relação a célula-mãe (que deu início ao processo)