Divisão Celular
Código: 766000844330 - Ensino Fundamental e Ensino Médio Integrado
Entidade Mantenedora: Secretaria Estadual da Educação – SED/SC.
Decreto de Estadualização nº: SE 9067 de 15.05.1970.
Decreto de Unificação nº: 21.858/84.
Avenida Brasil 472 - Centro - Xanxerê - SC - CEP: 89.820-000
FONE: (49) 3433-9600 email: eebcostaesilva@yahoo.com.br
Alunas:
Cristina Isabel,
Daniele Sampaio,
Emanuely Cristina de Moura,
Letícia Sutil e
Thalia Fernanda Gonzaga.
Divisão celular
Xanxerê, SC 2014
Introdução
Divisão celular é o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. Está divisão faz parte de um período denominado de ciclo celular. Ciclo celular é um mecanismo de duplicação e divisão, no qual, uma célula se reproduz por uma sequência ordenada de eventos que duplicam seus componentes e depois a dividem em duas. É dividido em duas fases principais: A interfase caracterizada pelas fazes, G1, S e G2 e a mitose, caracterizada pelas fases Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase e Citocinese.
Conceitos
Mitose: O início da formação do fuso e a condensação dos cromossomos duplicados na interfase são marcos da primeira fase da mitose.
Meiose: O início da meiose é complicado e prolongado. A meiose é dividida em duas fases: Meiose I e meiose II, cada uma contendo as quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Crossing-Over: é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.
Haplóides: Células haplóides são aquelas que apresentam apenas um conjunto de cromossomos, diferentes entre si.
Carioteca: é o envoltório que delimita o conteúdo nuclear do restante da célula. A carioteca está presente nas células eucarióticas que caracterizam os seres eucariontes.
Resultados e discussões da mitose