A transformação do valor do dinheiro no tempo
“A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir de determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo”. Diante disso, o trabalho tem como objetivo conceituar os regimes de capitalização simples e compostos e seus pontos positivos e negativos, considerando, no dia a dia das empresas, as melhores opções na aplicação quanto na captação de recursos.
É importante citar ainda, que o capital de hoje não tem o mesmo valor que o de amanhã. Como isso pode dizer que os valores monetários se modificam ao longo do tempo, podendo ser valorizado ou desvalorizado. E todo capital parado e não investido, ou seja, que não está sendo remunerado perde o que poderia estar recebendo sob forma de juros e é uma oportunidade que se está perdendo.
Justificativa
O mundo financeiro, várias vezes se apresenta de maneira aparentemente complexa, por isso, é necessário apresentar o assunto de uma forma mais simples e objetiva de maneira que as pessoas possam entender e se familiarizar com o tema.
Para isso é importante que o teórico e prático estabeleça um significado ao seu estudo, podendo atribuir contextos, discutir, justificar e estabelecer relações sobre as ideias dos regimes de capitalização.
Sendo assim, o assunto tem ligação com o ensino e disseminação do conhecimento para auxiliar as organizações a tomarem a melhor decisão sobre as suas aplicações financeiras, visando aumentar o valor de seu dinheiro no curto, médio e longo prazo.
Este trabalho fundamenta-se nos princípios da matemática financeira que estuda as interações entre diversas variáveis e problemas relacionados com entradas e saídas de dinheiro no tempo.
Por isso, é importante o conhecimento dos tipos de capitalização para que possamos avaliar os riscos e tomar a melhor decisão, considerando os inúmeros investimentos disponíveis.
Desenvolvimento
É importante dizer que um dos princípios da Matemática Financeira é o valor do dinheiro no tempo,