Matemática Financeira
Módulo: Módulo 2
Atividade: Atividade Individual
Título: A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo.
Aluno: Hatsuo Hitomi
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MFQFEAD_T0108_0912
Introdução
Tendo em vista que o dinheiro, quando não remunerado ao longo do tempo ou empregado de forma incorreta, prejudica a saúde financeira das empresas e também de pessoas. Diante disso, é importante que as informações sejam geradas corretamente e que forneça subsídios consistentes para a tomada decisão mais apropriada para o momento. A Matemática Financeira é o instrumento que gerará estas informações. Justificativa
A Matemática Financeira estuda a evolução do dinheiro ao longo e, aliada as informações do mercado financeiro, quando utilizados de forma correta fornecem informações para a melhor tomada de decisão econômica-financeira das opções existentes. Desenvolvimento
De acordo com as leituras realizadas nos trabalhos consultados, via on line e mencionados nas referências bibliográficas, há dois tipos de regimes de capitalização:
Regime de Capitalização Simples – os juros incidem apenas sobre o capital inicial, ou seja, o valor do juro é constante em cada período. O capital evolui de forma linear. O regime de capitalização simples é aplicado, principalmente, em aplicações de curto prazo e em operações de descontos.
Fórmula: VF=VP+(VP.i.n)
Regime de Capitalização Composta – os juros incidem sobre o capital inicial e a cada final de período de aplicação torna-se um novo montante onde incidirá novamente os juros, ou seja, é juros sobre juros. O capital evolui de forma exponencial.
Fórmula: VF=VP(1+i)
Exemplos:
1 – Qual a melhor opção de investimento (regime simples ou regime composto) que devo fazer para obter melhor remuneração do meu capital, sendo que o será aplicado por 01 ano a 10% a.a. ??
Resposta: