Qual a marca de notebook mais durável
Por Beatriz Portella Smaal
Quarta-Feira, 2 de Dezembro de 2009
Conheça aqui o resultado da pesquisa feita pela Square Trade antes de comprar seu presente de Natal.
A Square Trade, uma das maiores empresas provedoras de garantia do mundo e que faz parte do mercado dede 1999, traz para o público uma pesquisa de durabilidade de notebooks e netbooks.
Com esta pesquisa você terá uma base maior no momento de comprar seu computador portátil e escolherá sabiamente seu próximo eletrônico. Trazemos neste artigo os principais tópicos abordados pela pesquisa.
Metodologia
Para criar a base de dados para a pesquisa, a Square Trade examinou aleatoriamente 30 mil laptops novos comprados nos últimos três anos pelos associados da empresa. A garantia oferecida, ou seja, os requisitos dos dados da pesquisa, abrange planos de cobertura de acidentes assim como falhas de hardware.
A pesquisa separa os danos em acidentais e aqueles provocadas por falhas do sistema. Para se referir ao total de falhas, usa-se a “total failure rate” (medida total de falhas), ou seja, a soma das falhas acidentais e aquelas do sistema, provocadas pelo uso normal do aparelho.
[pic]
As linhas de cada aparelho foram definidas através do preço de cada um deles. Netbooks são aparelhos adquiridos por menos de 400 dólares, notebooks medianos são aqueles na faixa de 400 a 1000 dólares e notebooks avançados (Premium) superam o valor de 1000 dólares.
Essa divisão por valores foi criada exatamente por não haver uma definição estanque para o que, de fato, é um netbook. Isso fica ainda mais evidenciado pela grande evolução sofrida por este tipo de aparelho desde o lançamento do primeiro, no final de 2007.
As nove marcas analisadas são Acer, Asus, Apple, Dell, Gateway, HP, Lenovo, Sony e Toshiba. Usou-se um mínimo de 1000 unidades, o que é suficiente para dar uma estatística significante no espaço de dois anos (no teste de marcas, excluíram-se danos acidentais).
Um em