Projeto cisterna
1. Recursos hídricos
No Brasil, há muitas regiões com grandes concentrações de chuvas e, em contrapartida, outras que têm como característica a baixa precipitação pluviométrica, consideradas como de semi-árido.
Serão necessários estudos hidrometeorológicos para realização do projeto e posterior execução de obras que tenham como objetivo a captação de águas pluviais. Pois sem dados concretos torna-se praticamente impossível o dimensionamento dos sistemas de coleta e mesmo a realização de modelagens a fim de viabilizar os projetos.
A captação de águas pluviais com armazenamento em cisternas, reservatórios usados para receber e conservar (armazenar) essas águas, objetiva viabilizar uma redução efetiva do consumo da água captada do rios e lagos que abastece a cidade.
2. Objetivos
2.1. Objetivos gerais
Os principais motivos que levam à decisão para se utilizar água de chuva são basicamente os seguintes: ✓ Conscientização e sensibilidade da necessidade da conservação da água; ✓ Região com disponibilidade hídrica menor que 1200m3/habitante x ano ✓ Elevadas tarifas de água das concessionárias públicas. ✓ Retorno dos investimentos (payback) muito rápido ✓ Instabilidade do fornecimento de água pública ✓ Exigência de lei específica ✓ Locais onde a estiagem é maior que 5 meses ✓ Locais ou regiões onde o índice de aridez seja menor ou igual a 0,50.
2.2. Objetivos específicos
Objetivo é fornecer diretrizes básicas para o aproveitamento de água de chuva em áreas para fins não potáveis para os seguintes usos: ✓ descargas em bacias sanitárias, ✓ irrigação de gramados e plantas ornamentais, ✓ lavagem de veículos, ✓ limpeza de calçadas e ruas, ✓ limpeza de pátios,
Salientamos que a água de chuva será usada para fins não potáveis, não substituindo a água tratada com derivado cloarado e fluor usada para banhos, fazer comida ou ser ingerida, distribuída pelas concessionárias