Qual a importância do antropologo na administração
A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ADMINISTRAÇÃO
António Manuel Ferraz da Costa
CAJAZEIRAS-PB
2013
A importância da Antropologia na Administração
A antropologia nasce como uma ciência do estudo e compreensão do homem como objeto de pesquisa e da humanidade em sua totalidade, sendo dividida em cinco áreas principais: biológico, consiste nas variações do homem no espaço e no tempo; pré-histórico, se baseia no estudo dos materiais enterrados, visando reconstruir sociedades primitivas desaparecidas; linguística, analisa o funcionamento da fala humana, seus pensamentos, preocupações e valores; psicológico, objetiva o aprofundamento do psíquico; e o sociocultural que vislumbra a integração do homem em sociedade.
O objetivo da antropologia é atribuído ao estudo das sociedades primitivas, ou seja, exterior às civilizações europeias ou norte-americanas, bem como úteis aos grandes impérios. A cultura de conhecimento voltou-se inevitavelmente ao conhecimento de outras culturas, ratificando uma cultura possível, mas não a única. A antropologia tem como grande problema, a vasta amplitude para ser realizada por um único profissional, e que nenhum antropólogo consegue dominar sozinho, todos os campos abrangidos pela disciplina.
Com o acabar desses ditos impérios mundiais, essencialmente a Inglaterra , e com a definitiva entrada da antropologia na academia, essa mesma ciência continua alicerçada no trabalho de campo, com a ida do antropólogo ao mundo do outro, mas agora a finalidade é acadêmica, e não mais geopolítica.
Nesta perspectiva é possível afirmar que o objetivo da antropologia é aprofundar as questões humanas, os recursos