Qual a importância de Hans Oersted para a física?
Fontes:
WWW.WIKIPÉDIA.COM
WWW.MINIWEB.COM.BR
WWW2.FC.UNESP.BR/
WWW.EFEITOJOULE.COM.BR
Qual a importância de Hans Oersted para a física?
É conhecido, sobretudo, por ter descoberto que as correntes elétricas podem criar campos magnéticos que são parte importante do Electromagnetismo. As suas descobertas moldaram a filosofia pós-kantiana e os avanços na ciência durante o final do século XIX. Foi também o primeiro pensador moderno a descrever explicitamente e denominar a experiência mental.
Enquanto se preparava para uma palestra na tarde de 21 de Abril de 1820, Oersted desenvolveu uma experiência que forneceu evidências que o surpreenderam:
Enquanto preparava os seus materiais, reparou que a agulha de uma bússola defletia do norte magnético quando a corrente elétrica da bateria que estava a usar era ligada e desligada. Esta deflexão convenceu-o que os campos magnéticos radiam a partir de todos os lados de um fio carregando uma corrente elétrica, tal como ocorre com a luz e o calor, e que isso confirmava uma relação direta entre eletricidade e magnetismo.
As suas descobertas resultaram numa pesquisa intensa em eletrodinâmica por parte da comunidade científica, influenciando o desenvolvimento de uma forma matemática única que representasse as forças magnéticas entre condutores portadores de corrente por parte do físico francês André-Marie Ampère. As descobertas de Oersted representaram também um grande passo em direção a um conceito de energia
Em 1801, Oersted iniciou uma série de viagens à Alemanha e à França, no decurso das quais teve a oportunidade de conhecer Ritter, com quem conseguiu demonstrar a existência de relações entre os fenômenos elétricos, o calor, a luz e os efeitos químicos. Depararam-se, no entanto, com algumas dificuldades na tentativa de descobrir uma eventual relação entre a eletricidade e o magnetismo. W. Gilbert, em 1660, na sua obra De Magnete, afirmara que a eletricidade e o magnetismo são duas manifestações de uma