Fisica
"Os primeiros experimentos à respeito do assunto que irei abordar, foram feitos durante as aulas que ministrei no inverno passado sobre Electricidade e Magnetismo. Aqueles experimentos mostraram que uma agulha imantada poderia mover-se de sua posição original pela influência de uma corrente eléctrica num circuito fechado".
Com estas palavras Hans Christian Oersted (1777-1851) iniciou a explicação da experiência que, em 1820, revelou a conexão entre duas áreas da física até então vistas como distintas.
A Electricidade, já conhecida por Thales de Mileto em 600 a.C., que surgiu ao se verificar que pedaços de âmbar atritados atraiam pequenos pedaços de palha.
O Electromagnetismo foi uma teoria desenvolvida pelo cientista JamesMaxwell, através dela ele pôde explicar a relação directa entre a energia elétrica e o poder do magnetismo.
1-História DeElectromagnetismo:
Fig.1:
A história de electromagnetismo tem início na Antiguidade.
O nascimento do electromagnetismo se deu no século XIX, com a clássica experiência do físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771-1851).
Em 1820, ele verificou que, ao colocar um bussola sob um fio onde passava uma corrente eléctrica, verificava-se um desvio na agulha dessa bussola. A partir dessa experiência Oersted estabeleceu uma relação entre as propriedades eléctricas e magnéticas, dando origem ao electromagnetismo.
O físico e matemático André-Marie Ampère (1775-1836) construiu o primeiro electroíman. Esse dispositivo foi fundamental para a invenção de aperfeiçoamento de vários aparelhos, como o telefone, o microfone, o alto-falante, o telégrafo e outros.
Michael Faraday (1791-1867), cientista autodidata inglês, deu sua grande contribuição ao electromagnetismo com a descoberta da indução electromagnética, fundamental para o surgimento dos motores mecânicos de electricidade e os transformadores.
Foi Faraday quem demonstrou a