Qual a importancia do engenheiro na sociedade
Segundo pesquisa realizada em 2009 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil forma 20 mil engenheiros anualmente. Outros Países em desenvolvimento como os que formam o chamado bloco Bric juntamente com o Brasil (Rússia, Índia e China) formam muito mais engenheiros . Na Rússia por exemplo formam-se 120 mil, na Índia, 200 mil, e na China, 300 mil. Em termos percentuais de engenheiros formados no Brasil em comparação ao total de estudantes que concluem o ensino superior, a fatia corresponde a apenas 5%.
No Brasil temos seis engenheiros para cada mil pessoas consideradas economicamente ativas; em países desenvolvidos como os Estados Unidos e Japão, essa proporção é de 25 profissionais para cada mil habitantes economicamente ativos.
Em nosso País existem alguns fatores de ordem social e econômica que justificam maior atenção quanto a formação de engenheiros. O primeiro ponto que devemos observar é que o sonho da nação é acabar com pobreza e a desigualdade social, propiciando uma sociedade mais digna e justa para todos. Lançando o Brasil a níveis altos de desenvolvimento tecnológico e industrial, deixando para trás a marca da “ produção agrícola e extrativismo”.
Outro, são os desafios da alta tecnologia impostos pela globalização. O Brasil passa por uma fase de forte transição em termos de crescimento econômico, com os programas do PAC ( Plano de Aceleração do Crescimento) que visam dirimir a carência do País em infra-estrutura e tecnologia , para que o Plano seja bem sucedido e atinja os objetivos propostos, será necessário lançar no mercado de trabalho em torno de 500 mil profissionais das áreas técnicas nos próximos 02 anos, sendo 100 mil de só engenheiros . Precisamos de mais engenheiros para atingir o nível tecnológico dos países mais desenvolvidos e para recuperar nossa infra-estrutura. Essa base deve ser um programa