A arte no egito
Pintura e Escultura
Pintura de Cleópatra em papiro.Mascara mortuária de Tutancâmon
A arte egípcia se consolidou desde o inicio nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados juntos aos mortos.
A arte egípcia estava intimamente ligada à religião, servindo de veiculo para difusão dos preceitos e das crenças religiosas. Por isso era bastante padronizada não dando margem a criatividade ou a imaginação pessoal do artesão que a fazia. Assim,os artistas egípcios foram criadores de uma arte anônima, pois a obra deveria revelar um perfeito domínio das técnicas de execução e não o estilo do artista.
Dessa forma a pintura tinha muitas regras a serem seguidas. Dentre as a lei da frontalidade, que tanto caracteriza a arte egípcia. Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos sempre de perfil (lado).O material usado nessas pinturas, aplicadas sobre uma camada de gesso, era feita à cola com pigmentos minerais, sem matizações.
Colocar aqui a FIGURA 1.
Trono de ouro encontrado na tumba do faraó Tutancâmon.
Entres as manifestações artísticas do Egito que ganharam mais belas representações está à escultura. Apesar de nesta arte existir também muitas convenções a escultura desenvolveu uma expressividade que impressiona o observador. A estatua revela dados particulares do retrato, suas fisionomias, seus traços raciais e sua condição social.
Colocar aqui a FIGURA 2.
Escriba sentado, encontrado em um sepulcro da necropole de sacará.
Arte no egito era entendida como uma demonstração de poder que os faraós tinham, feitas pelos artesoes que eram formados por pessoas que não trabalhavam nas lavouras ou em outras atividades. Foram eles juntamente com os escribas que conseguiram deixar o legado que conhecemos hoje. Desde artefatos pequenos até os maiores, os artesãos são responsáveis por toda a beleza decorativa do antigo Egito. Usavam instrumentos que