A inportância da pesquisa social na engenharia civil
RESUMO
Este trabalho aborda questões gerais da sociedade e como o engenheiro civil pode se aproveitar dessas questões para realizar seu trabalho de forma a atender as situações apresentadas por questões sociais de indivíduos e físicas como a geografia e demografia. Ainda demonstra exemplos de estudos de viabilidade para regiões e como essas afetam o trabalho do engenheiro.
Palavras-chave: Engenheiro Civil. Sociedade. Geografia.
1INTRODUÇÃO
A engenharia segundo Gomes (2009) “é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados de uma dada área do saber, com o apoio da viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e transformar a natureza”. A sociedade atual em que vivemos está sustentada em pilares que atualmente são essenciais para o desenvolvimento e manutenção desta. Camargo (2012) afirma que a sociedade é um “sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis” reforçando a preposição inicial dizendo que existe “uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas”.
Esta pesquisa irá demonstrar qual a importância do engenheiro, especialmente o civil para esse sistema social e principalmente qual a necessidade do engenheiro, em conhecer a sociedade em que ele está inserido para poder aplicar seus conhecimentos da maneira mais adequada possível, ajudando a criar um ambiente mais sustentável, econômico e viável.
Este artigo será dividido da seguinte forma:
a) Estudos Sociais em geral;
b) Funções de um engenheiro;
c) Estudos de viabilidade técnica
Com essas informações será desenvolvida uma linha de pensamento que irá inserir o engenheiro num contexto generalizado de uma sociedade e qual a importância para ele de conhecer o ambiente para poder realizar seus trabalhos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este capítulo irá abordar alguns conceitos