Fungos
Laboratório de Microbiologia
Disciplina: Microbiologia Geral
Trabalho Nº 6: Fungos
Objectivos:
- Reconhecer fungos filamentosos
- Identificar características gerais da morfologia e estruturas reprodutoras de alguns fungos filamentosos Introdução:
A micologia é a ciência que estuda os fungos.
Os fungos são seres eucariotas, cujas células se encontram revestidas por uma parede celular de quitina Os fungos podem ser macroscópicos ou microscópicos. O grupo dos fungos microscópicos inclui as leveduras (estruturas unicelulares) e os fungos filamentosos (estruturas pluricelulares).
Existem fungos saprófitas, que vivem na em matéria morta ou em decomposição de plantas ou animais, mas também existem fungos capazes de se comportar como parasitas, e invadir organismos vivos. Os fungos filamentosos são compostos por hifas, segmentadas ou não, a cujo conjunto se chama micélio. No final das hifas, em geral, encontram-se as estruturas produtoras de esporos, responsáveis pela reprodução deste grupo de organismos.
As características macroscópicas das colónias associadas à observação e identificação das estruturas reprodutoras, dos esporos e dos micélios são utilizadas para a identificação dos fungos filamentosos. As técnicas para cultivar e estudar os fungos diferem das utilizadas para estudar as bactérias. Os fungos desenvolvem-se mais lentamente, normalmente necessitando de vários dias ou semanas para desenvolver colónias visíveis macroscopicamente.
A gelose Sabouraud, é o meio de cultura básico para o desenvolvimento da maioria dos fungos e leveduras. É um meio de cultura com uma elevada concentração de açúcar e um baixo pH (5.6), o que o torna “impróprio” para o desenvolvimento de bactérias.
Microbiologia geral - FFUC
Fungos
Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
Laboratório de Microbiologia
Disciplina: Microbiologia Geral
Trabalho Nº 6: Fungos
Exemplos de alguns