Custos
1. INTRODUÇÃO
A necessidade de controle dos gastos empresariais acentua-se com a globalização do mercado e a crescente competição entre as empresas. O sucesso de uma empresa está vinculado basicamente à tomada de decisões de seus administradores.
A adoção de técnicas e procedimentos que permitam adequar práticas de apuração, análise, controle e gerenciamento dos custos de produção dos bens e serviços, é imprescindível para a sobrevivência da empresa, principalmente no atual ambiente de extrema competição. A gestão estratégica de custos é uma ferramenta importante para que as empresas busquem, através de planejamento, o lucro desejado, principalmente quando o preço de venda é determinado pelo mercado e não pela empresa.
Considerando que o sucesso de qualquer empreendimento está relacionado com a tomada de decisão do administrador e da necessidade de informações precisas e oportunas que este necessita para avaliar o desempenho de suas atividades, pretende-se com este trabalho coletar dados para compor uma análise na gestão de custos e despesas da empresa Corretora de Seguros Azambuja.
2. CUSTOS
É definido como gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, ressaltando-se que são todos os gastos relativos a atividades de produção.
2.1 Classificação dos custos quanto ao Volume de Produção
2.1.1 Custo Fixo
Custos fixo é o que não varia em função do volume de produção, existe mesmo que não haja produção. Unitariamente, o custo fixo varia de forma inversamente proporcional à quantidade produzida. Quanto maior a quantidade produzida, menor o custo fixo por unidade produzida. Ex: Aluguel.
2.1.2 Custo Variável
É aquele que varia em função da quantidade produzida. Desta forma, quanto maior a quantidade produzida maior o custo variável total.
Se não houver produção, o custo variável será zero. Unitariamente, o custo variável é fixo. Ex: