importancia do engenheiro para sociedade
É perceptível que houve mudanças nos parâmetros de mercado das engenharias com relação ao cenário mundial, como por exemplo: A escolha de cursos entre medicina, direito e engenharia há 50 anos atrás. Nos anos 2.000 principalmete na primeira década desse século foi um periodo prospero para a engenharia, depois de mergulhar em 25 anos de recessão profunda ocasionado pela estagnação veio da imprevidência, mesmo com os avisos da crise econômica internacional de 1985. Com isso acarretou sérios problemas nesse setor pois vários engeheiros experientes perderam seus empregos transitando para outras atividades, na qual influenciavam os jovens na escolha da formação superior. A condução da engenharia encontra se nos poucos velhos engenheiros com alguma chance de transmitir o conhecimento técnico-operacional àqueles jovens que já retomaram o interesse estudantil pela profissão.
Desafios da nova engenharia ( no cenário global)
São nítida a falta de profissionais compatíveis com os empreendimentos atuais e futuros, seja na quantidade quanto na qualidade. Entres os anos 60 a metade da década de 80 várias obras foram realizadas como: grandes hidroelétricas, rodovias, metrôs, sistemas de abastecimento de água, sistema habitacional, e indústria de produção geral de utilidades. Segundo Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia afirma que foi um processo feito ao imporvisso desorganizado e sem planejamento. Resultando em uma vulnerábilidade em um cenário instável como à paralisação que perdurou de 1985 a 2009. Os novos desafios da engenharia é aproveitar o novo período de progresso, que, aparentemente, sendo planejado com técnica e proficiência, poderá ser duradouro.
O Papel da educação na formação do profissional:
É preciso abandonar a idéia de somente preocupar na fundanção de novas escolas de engenharia resolverão o problema em quantidade de alunos e qualidade de ensino. Érradicar o despreparo de alunos que ingressam à faculdade