qual a importancia da filosofia na formação de professores
1 - Qual o papel da educação? Qual o papel do educador? E Qual o papel da filosofia inserida no contexto educação-educador? - A grande quantidade de teorias da educação é suficiente para resolver os problemas enfrentados pela realidade educacional. Comente, argumentando.
2 - As críticas ao processo educativo e a busca de soluções fora do âmbito educacional, se fixam na negatividade ou abrem perspectivas para uma nova visão do processo educativo? Analisando o trecho destacado do "sonho acordado", no início do texto, justifique o significado desse termo dentro do contexto educacional, tendo o professor como sujeito?
3 - Diante da crise do sistema educacional, qual a perspectiva da filosofia da educação e do filósofo dentro desse contexto? - Explique o que você entendeu pelo conceito de Paulo freire sobre "homem sujeito" e "homem objeto", relacionado com o "encarar" e "enfrentar" um problema.
4 - No processo educativo, o ato do conhecimento ocupa realmente um lugar de destaque que se lhe atribui. Possuir conhecimento é o bastante para a transformação? Explique baseando-se no texto. Analisando o trecho de Nietzsche,: "Acontece, com efeito, que o Estado tem medo da filosofia em geral, e precisamente, se este é o caso, tentará atrair para si o maior número de filósofos que lhe dêem a aparência de ter a filosofia a seu lado". Justifique.
5 - Analisando o trecho de Nietzsche,: "Acontece, com efeito, que o Estado tem medo da filosofia em geral, e precisamente, se este é o caso, tentará atrair para si o maior número de filósofos que lhe dêem a aparência de ter a filosofia a seu lado". Justifique.
6- O problema da democratização da educação não está restrito na questão da prática educacional, pura e simplesmente, mas no enfoque dado pelos educadores a esta prática. A educação, de uma maneira geral, não é uma prática que pode ser caracterizada como democrática. A prática