Qual a finalidade humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário e da ciência?
Vivemos num mundo muito individualista onde existe um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, apenas com a finalidade de garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos. O homem é um ser que esta em constante evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo. Ele tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a família, a escola, o trabalho e tantos outros.
A vida em sociedade traz em seu contexto a disputa pelos bens, disputa essa que jamais se arredará, pelo simples fato de cada ser humano constituir um universo próprio de desejos maternais, donde a necessidade de regras gerais é estabelecer limites que possibilitem a não invasão dos direitos individuais. Elas não conseguem sobreviver sem ser em sociedade, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo, até poder se virar sozinho.
As necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, a roupa, a moradia, os meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisam amar e sentir-se amadas, querem atenção e querem respeito. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, e sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.
A vida tem muitos sentidos, e existem inumeráveis respostas com convicções filosóficas ou religiosas. Cada ser humano enxerga e vive de uma forma diferente.
Grande status, posição social desejada, popularidade, etc., são objetivos que muitos jovens querem alcançar. Diante disso percebemos que a sociedade hoje está preocupada apenas em alimentar seu ego sem se preocupar com coisas mais importantes como a ajuda e o amor ao próximo, a solidariedade, dignidade, união e fé em Deus.
Viver em sociedade exige muito de nós seres humanos, pois a vida é mais que