Quais S O Os Tr S Sistemas Que Explicam A Imputabilidade
Tema Psicologia forense
1- Qual é a função de um Psicólogo forense?
R: Ele deve tentar descobrir a história pessoal do individuo criminoso e todo o processo psicológico que o conduziram à ação delituosa.
2- Quais são as três principais áreas de atuação da Psicologia forense?
R: A Psicologia do testemunho, a Obtenção de evidencia delituosa (confissão com provas), e a Compreensão do delito (motivação psicológica).
3- O que é um estimulo interno e externo no comportamento criminal?
R: O estímulo interno vem do indivíduo, são psicopatologias que levam a pessoa a cometer o delito, por exemplo psicopatia e sociopatia. Já o estímulo externo vem da sociedade, são fatores sociais que conduziram o indivíduo a cometer o delito, como fatores familiares, fatores socioeconômicos, éticos, pedagógicos, socioambientais e assim por diante.
4- Quais são os três sistemas que explicam a imputabilidade?
R: 1° Sistema Biológico: Leva em conta a doença mental. 2° Sistema Psicológico: Leva em conta as questões psicológicas da pessoa no momento do crime. 3° Sistema Biopsicológico: É a combinação dos dois sistemas anteriores. Exige, de um lado, a presença da doença mental, e de outro, a completa incapacidade de entendimento. Dessa forma, a pessoa só será considerada inimputável se em função de enfermidade ou retardamento mental era, no momento da ação, incapaz de entender o caráter criminoso do fato e de se comportar conforme essa compreensão.
5- O que é a semi-imputabilidade?
R: A semi-imputabilidade caracteriza-se pela ausência do cumprimento da pena total imposta ao agente, em virtude de perturbação da saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. De acordo com essas condições a pena pode ser reduzida de um a dois terços.
6- Quais os principais sintomas apresentados por indivíduos