S Ndor Ferenczi Trabalho Escrito Para Entregar

625 palavras 3 páginas
FERENCZI

ANA LETÍCIA MARQUES
DANIEL HENRIQUE
DANIELA FONSECA LOPES
GABRIELA OLIVEIRA
LETÍCIA ALVES PAIVA
NATALIA KARINE NIQUINI CAGNONI

Barbacena, 2 de Junho 2015

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÕNIO CARLOS
FACULDADE DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARBACENA
CURSO DE PSICOLOGIA

FERENCZI

ANA LETÍCIA MARQUES
DANIEL HENRIQUE
DANIELA FONSECA LOPES
GABRIELA OLIVEIRA
LETÍCIA ALVES PAIVA
NATALIA KARINE NIQUINI CAGNONI

Introdução
O presente trabalho apresenta uma leitura do texto "Do grito a palavra" de Tereza Pinheiro no qual buscamos explicitar o percurso inicial do pensamento teórico-clínico psicanalítico ferencziano. Bem crítico, Ferenczi foi autor de conceitos originais, como a teoria do trauma, em que o desmentido do adulto exerce maior poder do que o próprio evento traumático para a criança.

Sándor Ferenczi-
Foi um dos mais íntimos colaboradores de Freud, tornou-se famoso pelas experiências psicanalíticas. Nasceu em Miskolc e formou-se em medicina aos 21 anos pela Universidade de Viena. Conheceu Freud em 1908 e já se especializava em neurologia e neuropatologia e depois estudou hipnose. Pertencente à primeira geração da psicanálise foi um dos organizadores e defensores do movimento psicanalítico, tendo sido dele a ideia de que um pequeno grupo de homens pudesse ser analisado por Freud pessoalmente, para depois transmitir a psicanálise em suas cidades de origem.
Ao lermos suas obras, percebemos rapidamente que o trauma pressupõe a intervenção de um fator exógeno que impõe uma mudança no aparelho psíquico. Para entendermos melhor, o trauma se produz mediante a incidência de um acontecimento capaz de mobilizar todo o aparelho psíquico, portanto Fereczi destaca que o processo de aprendizado das normas de higiene quanto uma violência sexual sofrida pela criança é considerado um trauma mediante o aparelho psíquico. Alguns traumas não precisam ser inevitáveis, pois também são necessários à estruturação

Relacionados