ParaAval20150629 1
12307 palavras
50 páginas
Tanto o grupo quanto a equipe é um conjunto de duas ou mais pessoas que se juntam para interagir na realização de algum trabalho. A diferença é que nas ações do grupo não há engajamento e, portanto, não há sinergia na realização do trabalho. Nas ações da equipe há um esforço coordenado, ocorre uma cooperação, que por sua vez gera sinergia, normalmente, positiva.Os grupos compartilham informações, mas não compartilham responsabilidade. E nos grupos as competências individuais são variadas e aleatórias. Já as equipes compartilham responsabilidade e as competências individuais são complementares entre si, pois o objetivo é o desempenho coletivo e o alcance de sinergia positiva.
O uso do trabalho em equipe nas empresas deve atentar para a necessidade deste tipo de trabalho coletivo. Se a tarefa a ser desenvolvida pode ser realizada por um profissional, é preferível o trabalho individual ao trabalho em equipe.
Há uma evolução do trabalho em grupo para o trabalho em equipe. Veja o esquema 12.1 a seguir:
Esquema 12.1. Estágios evolutivos: do grupo à equipe. Fonte: Autor.
12.1 EQUIPE
As equipes podem ser classificadas em quatro formas comuns:
Esquema 12.2. Classificação das equipes em quatro formas. Fonte: Autor.
Portanto, as equipes podem ter formas e estruturas diferentes.
Para que as equipes sejam eficazes, é importante observar o contexto, a composição, a atividade e o processo de trabalho da equipe.
12.2 CONTEXTO DA EQUIPE
As equipes eficazes normalmente recebem o apoio das empresas. E este apoio pode ser percebido pela disponibilidade de recursos adequados, por um sistema equitativo de avaliação de desempenho e por um estimulante sistema de recompensa.
Para realizar seu trabalho, é necessário que a equipe tenha tempo, espaço, equipamentos e insumos suficientes para que cada integrante possa contribuir ao máximo na realização das tarefas. Ter os recursos adequados maximiza o potencial da equipe.
O sistema de avaliação de desempenho deve ser imparcial e