Quais os principais fatores para pensar o processo de alfabetização?
Faculdade de Educação
Niterói, 08 de abril de 2010
Disciplina: Alfabetização
Profº.: Dra. Cecília Goulart
Acadêmica: Poliane dos Santos Glória de Freitas
Quais os principais fatores para pensar o processo de alfabetização?
Na Antiguidade, o homem, já capaz de fazer algumas “leituras” dos sinais em sua volta, sentiu necessidade de expressar-se e contar a sua história, criando uma espécie de escrita, hoje conhecida como escrita pictográfica composta por desenhos que simbolizavam as suas ações e eram gravados nas rochas das cavernas.
À medida que o tempo foi passando, o homem começa a se dar conta de que consegue ler seus “registros” e aperfeiçoa sua escrita dando-lhe novas significações. O que antes traduzia ações e pessoas passa a simbolizar os sons da fala, o que Cagliari (1998, p.14) define como a descoberta da leitura quando diz que: ‘quem inventou a leitura foi a escrita’.
Surge neste mesmo contexto a necessidade de socializar esta escrita, o que podemos considerar como o primeiro meio de alfabetização – quando o homem transmite ao outro, maneiras de decodificar o significado de seus desenhos. Logo chamamos de ALFABETIZAÇÃO o processo de ensinar a escrever e a ler, ou seja, decodificar os sinais.
No entanto, ao falarmos de Alfabetização hoje temos que considerar alguns fatores preponderantes:
1- O que é alfabetizar?
2- Por que alfabetizar?
3- Como alfabetizar?
Considerando que estamos inseridos numa sociedade “letrada” - e digo letrada aqui no sentido de que tudo em nossa volta está composto de letras – a importância ou necessidade de ser alfabetizado ganha sentido.
Como já apresentado acima, alfabetização constitui-se basicamente no processo de ensinar a ler e escrever, decodificando grafemas e fonemas correspondentes a cada palavra. Mas será que alfabetizar é só mesmo isso? O que devemos considerar ao alfabetizarmos alguém?
Podemos dizer que a alfabetização vai além de ensinar a ler e a escrever, e que