terminologia dos solos
PROPRIEDADE DAS PARTÍCULAS SÓLIDAS
Itabuna – Bahia
2014
NOMES DOS ALUNOS
PROPRIEDADE DAS PARTÍCULAS SÓLIDAS
Trabalho apresentado a Disciplina de Mecânica dos solos I ministrado pelo professor Toti, do curso de Engenharia Civil sendo o mesmo da Faculdade de Tecnologia e Ciência de Itabuna.
Itabuna – Bahia
2014
INTRODUÇÃO
Na revisão bibliográfica, que se segue, detalharemos as propriedades das partículas sólidas, explicitando, de que maneira as mesmas agem como formadoras dos diversos tipos de solo, e dando uma noção de que maneira, o solo influencia nas fundações das edificações. Para tal, define-se como solo: “todo material que pode ser escavado sem emprego de técnicas especiais como, por exemplo, escavação com uso de explosivos”, ou seja faz-se aqui, por exemplo, a distinção entre solo e rocha.
Na realidade “os solos são materiais que se originam a partir do intemperismo das rochas. Sendo que, intemperismo é o conjunto de processos atmosféricos e biológicos que geram a desintegração mecânica da rocha e a decomposição química das rochas”. Veremos adiante mais detalhadamente, quais são esses efeitos abrasivos e que tipo de solos eles geram.
ORIGEM DOS SOLOS
Como já foi mencionado os solos de originam principalmente, a partir da decomposição das rochas, através de processos abrasivos. Através desses processos são gerados os seguintes tipos de solo: Pedregulhos, areias, siltes e argilas e essa classificação é determinada, de acordo com a ABNT (associação Brasileira de normas técnicas):
Pedregulos: São solos com partículas com: Ф (diâmetro) >= 4,8mm
Areias: São solos com partículas com: 0,05 mm =< Ф (diâmetro) < 4,8mm
Siltes: São solos com partículas com: 0,005mm =< Ф (diâmetro) (g/cm3 - ton/m3)
É definido como a relação entre o peso da substância sólida do solo, Ps, por unidade de volume da parte sólida, Vs.