quais as formas de um corpo ficar carregado eletricamente
Carregando por atrito
Eletrizar consiste em dotar um corpo inicialmente neutro de carga elétrica, por meio de um método de eletrização.
Considere um bastão de vidro e um pedaço de lã, ambos eletricamente neutros. Em cada um destes corpos os números de elétrons e prótons são iguais. Quando os corpos são atritados, um certo número de elétrons do vidro passa para a lã. Em conseqüência, a lã fica eletrizada negativamente e o vidro, positivamente.
Carregando por contato
Já vimos que é possível carregar um canudo de refresco atritando-o com papel higiênico. Mas, se segurássemos um pedaço de metal para atritá-lo com outro material, com o objetivo de carregar eletricamente esse metal, seríamos mal-sucedidos. Isso porque os seres humanos e os metais são bons condutores de eletricidade, isto é, as cargas elétricas passam facilmente por nosso corpo e pelos metais. Assim, mesmo que conseguíssemos arrancar alguns elétrons durante o processo, essas cargas seriam neutralizadas quase imediatamente.
Elas acabariam indo para a Terra.
Alguns materiais, como o papel, conduzem a eletricidade em certas condições, quando o ar não está muito seco, por exemplo. Como veremos pouco mais adiante, as voltagens envolvidas em alguns experimentos simples que descreveremos são bastante elevadas. Mas, apesar disso, não existe perigo algum em realizar as atividades propostas.
Existem também os corpos que não permitem que as cargas elétricas passem facilmente através deles. São os maus condutores ou isolantes. O canudo de refresco é um bom isolante.
Carregando por indução
Se a carga de um canudo de refresco atritado com um papel