ATPS DE F SICA II
ETAPA 1 - Aula-tema: Carga Elétrica e Força Elétrica (Lei de Coulomb).
Esta etapa é importante para que você aprenda a identificar a grandeza fundamental da eletrostática que é a carga elétrica.
PASSO 1:
Leia o texto e faça a atividade a seguir.
1. Um dos itens básicos de segurança em uma residência é a instalação de pára-raios. Devido a sua geometria pontiaguda, favorece o fenômeno da indução eletrostática.
2. Descreva como se pode carregar eletricamente um corpo por indução, observando as etapas apresentadas na figura 3.
Seja A um corpo eletricamente neutro, e B um corpo eletricamente carregado com cargas negativas.
Ao aproximarmos B de A, B atrairá as cargas positivas e repelirá as negativas, ocasionando uma divisão de cargas.
Então ao aterrarmos o corpo A, as cargas negativas escoam para a terra,
E assim ao retirarmos o aterramento e afastarmos o corpo B, temos A eletricamente carregado por cargas positivas.
Resposta: Para iniciarmos a resolução do problema citado acima, é necessário obtermos o conhecimento do que é a indução e quais os seus processos, através da explicação saberemos explicar o que ocorre em cada etapa.
Segundo o “Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete” publicado no ano de 1974, Indução é a ação de induzir. E Induzir é instigar, inspirar, mover, arrastar, obrigar
E de acordo com um estudo realizado chama-se indução eletrostática ao fenômeno pelo qual um condutor se eletriza pela simples aproximação de um outro já eletrizado. O condutor que está eletrizado é chamado indutor, ou influenciam-te; o condutor que se eletrizou é chamado induzido ou influenciado.
Por exemplo um corpo indutor A, que é o bastão, carregado de cargas negativas e um corpo induzido B, carregado positivamente e negativamente.
Ao aproximarmos o bastão carregado negativamente iremos repelir os elétrons livres, que também tem carga negativa. Esses elétrons se dispõem então na extremidade B afastada da de A. E à extremidade de B