ATPS F Sica II
INTRODUÇÃO
Etapa 1 tema : leis de Newton.
Pesquisa sobre elevadores recomendados para utilização em edifícios residenciais.
Funcionamento de um elevador.
Normas técnicas sobre um elevador de passageiros.
Representação de forças que atuam no elevador.
Etapa 2 tema : Força e movimento.
Representar algebricamente as forças no passo anterior utilizando a segunda lei de Newton.
Classificar os estágios.
Escrever cada estágio citado.
Objetivo:
Dimensionar a potencia de um elevador para transporte de pessoas e elaborar o calculo de trafego do mesmo.
Introdução:
O elevador é um complexo equipamento desenvolvido com uma engenharia de altíssima tecnologia .A cada modelo lançado no mercado, nota-se um grande avanço higt- tech, no conforto , satisfação e no acabamento.
Etapa 1: Elevadores recomendados para transporte.
O elevador é o principal meio de acesso para os moradores de edifícios residenciais. Ter acessibilidade e disponibilidade do equipamento é fundamental para o conforto e tranquilidade dos usuários, seja durante os horários de pico ou no dia a dia dos condomínios.
Funcionamento de um elevador.
A cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fi xadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro. O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fi xados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. Tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças. As guias são fi xadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa. O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço ou novos elementos de tração que passam por polias, de tração e de desvio, instaladas na casa de máquinas ou na parte superior da caixa. O