ATPS F Sica II
Neste trabalho faremos estudos das Leis de Newton aplicando suas teorias no projeto para dimensionar a potência de um elevador para transporte de pessoas. Ao longo desta atividade, serão efetuadas simulações descrevendo movimentos retilíneos, conheceremos a descrição do movimento de um elevador, por meio das leis de Newton bem como as normas técnicas vigentes. Para isso utilizaremos cálculos de capacidade e dimensionamento, grandezas físicas como aceleração, velocidade e os princípios da ação e reação e da inércia.
Palavras-chave: Leis de Newton, movimento, elevador.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O PROJETO 5
3 DIAGRAMA DE FORÇAS 6
3.1 Representação das Forças 7
3.2 Tempo para a realização do movimento 8
3.3 Aceleração do Elevador 9
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Segundo historiadores, os elevadores já eram utilizados a cerca de 1500 a.C. pelos Egípcios, claro que de uma forma rudimentar, pois consistia em uma forma de transporta água e matérias de um ponto a outro, utilizando cordas em apoios, onde se utilizava tração animal e humano.
Mas tarde, os Gregos deram uma contribuição importante para melhorar o sistema rudimentar dos Egípcios, desenvolveram vários sistemas de polias e roldanas para ergue cargas. No século XIX com a revolução industrial, houve mais um avanço significativo com o surgimento das maquinas a vapor, possibilitando a construção de elevadores fixos para transporte de matérias e pessoas. Mas tarde em 1852, um americano chamado de Elisha Grave Otis, inventou o primeiro sistema de segurança para elevadores, que consistia em uma plataforma guiada por trilhos serrilhados, que se prendiam caso a corda de sustentação rompesse, com isso Otis inaugurava uma nova era do ramo da construção civil, pois foi graças a este sistema que os prédios puderam ser construídos acima de três pavimentos, nascendo assim à verticalização das cidades, nascendo assim às metrópoles.
Os primeiros elevadores eram