estudante
A carga elétrica é uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas. Ela está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor mas não notamos facilmente. Convenciona-se que existam dois tipos de cargas, a positiva e a negativa. Quando observamos uma igualdade na quantidade dessas cargas podemos dizer que há equilíbrio, ou seja, o corpo está eletricamente neutro. Objetos carregados eletricamente interagem em si exercendo forças uns sobre os outros, essas forças podem ser de atração se as cargas são de sinais opostos ou repulsão se de sinais iguais.
Os ramos da física que estudam tal carga são a eletrostática, a magnetostática e o eletromagnetismo.
A eletrostática estuda o comportamento e as propriedades das cargas em repouso. Segundo o princípio da conservação da carga elétrica, num sistema eletricamente isolado é constante a soma algébrica das cargas elétricas. Já segundo o princípio da atração e repulsão de cargas, cargas de mesmos sinais se repelem e cargas de sinais opostos se atraem. Para medir a quantidade de carga de um corpo usamos a fórmula Q=nxe.
Na magnetostática estudamos os campos magnéticos estáticos.
O eletromagnetismo é o conceito usado para relacionar eletricidade e magnetismo, através do conceito de campo eletromagnético, que é resultado do movimento de cargas (corrente elétrica). A força que um campo eletromagnético exerce sobre cargas elétrica, denominada força eletromagnética, é uma das quatro forças fundamentais.
O eletroscópio (figura I) é um aparelho usado para indicar a existência de cargas elétricas. Eletroscópio – Figura I
2. Objetivo
Verificar o comportamento das cargas elétricas, a existência de dois tipos e a forma de interação entre elas.
3. Material utilizado
Material
Quantidade
Eletroscópio
2
Bastão isolante com ponta metálica
1
Papel
4. Procedimento experimental
4.1