Quadrilatero MG
RICARDO CADORE
VIVIAN DE ALMEIDA
Quadrilátero Ferrífero
Professor
Anne Braga
TURMA 301
ALEGRETE 2014
Quadrilátero Ferrífero
História e tempo de descoberta e extração:
Para o transporte do ouro de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, foi construído um conjunto de estradas denominado Estrada Real. Com a decadência do ouro, no fim do século XVIII, a região ficou estagnada. No fim do século XIX, com a fundação de Belo Horizonte, houve um novo surto de povoamento. Desde então, continua sendo a região de maior concentração urbana de Minas Gerais. Também sendo uma área de fundamental importância para o desenvolvimento econômico estadual, impulsionando o setor industrial, principalmente o segmento siderúrgico.
Localização:
A região está localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais. Tem uma área de aproximadamente 7 000 km², formada por um conjunto de serras dispostas em forma geométrica, o que levou ao nome “quadrilátero”. É uma área vizinha a Belo Horizonte que abrange os municípios de Sabará, Rio Piracicaba, Congonhas, Casa Branca, Itaúna, Itabira, Nova Lima, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto e outros. (Anexo 1)
Formação geológica:
A área possui três séries de rochas sedimentares. Elas encontram-se dobradas, falhadas e foram metamorfizadas em graus variáveis. Do ponto de vista geotectônico, o Quadrilátero Ferrífero está inserido no sul do Cráton São Francisco. As unidades litoestratigráficas que compõem o Quadrilátero Ferrífero são o Embasamento Cristalino, o Supergrupo Rio das Velhas, o Supergrupo Minas e o Grupo Itacolomi.
Produtos e produção:
Além de ouro, também são extraídos ferro e manganês. O Quadrilátero é o maior produtor nacional de minério de ferro. É responsável por aproximadamente 80% da produção nacional do produto. Sendo que 60% do ferro produzido nessa área é destinado à exportação. O atual Vale S.A., antiga Companhia Vale do Rio