Petrologia
AULA DE CAMPO
LOCAIS VISITADOS
OURO BRANCO
DISCIPLINA
PETROLOGIA METAMORFICA
AUTORES
CLEYTON JOSÉ MENDES SILVA
LUCIO CERÇAU
NAYARA CARDOSO FERRAZ MARÇAL
ORIENTAÇÃO
PROFESSORA JÚLIA MARIA DE PAULA ALVES
NOVENBRO DE 2011
RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO
Engenharia de Minas – Turno Noturno
Autores: Cleyton José Mendes Silva
Lucio Cerçau
Nayara Cardoso Ferraz Marçal
Disciplina: Petrologia Metamorfica Professora: Júlia Maria de Paula Alves
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados encontrados no trabalho de campo referente à disciplina Petrologia das rochas Metamórficas e Sedimentares com a orientação da Professora Júlia Maria de Paula Alves do Curso de Engenharia de Minas – Faculdades Kennedy. Ele foi realizado no dia 29 de Outubro de 2011 na cidade de Ouro Branco, cidade que está situada no Estado de Minas Gerais, a 96 km de Belo Horizonte e 32 km da cidade de Ouro Preto.
A cidade de Ouro Branco que tem uma área de 260.766 km ² e altitude de 1100m, durante muito tempo figurou como Distrito de Ouro Preto e somente em 12 de Dezembro de 1953, o então Governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitscheck, sancionou a Lei nº1. 039, elevando Ouro Branco à condição de Município.
O ciclo do ouro foi um dos principais ciclos econômicos e construtivos da cidade de Ouro Branco, este ciclo veio com a fundação do Arraial em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1664 como conseqüência do processo de ocupação à procura de ouro, este ciclo deixou um acervo arquitetônico como, construções de estilo barroco, sobrados, casarões e igrejas, que tornou o município um local de atração turística. O nome da cidade foi dado por simples contraste cromático aparente com um ouro mais escuro, devido à presença de óxido de ferro em sua composição, encontrada em uma região que posteriormente se transforma em uma cidade denominada Ouro Preto. De acordo com a pesquisa realizada no ano de 2009 pelo IBGE