PETROLOGIA
J 09UTC outubro 09UTC 2010 por Mariana Lorenzo
A petrologia (do grego petros, que significa rocha e logos, conhecimento), é a área da geologia que abrange a origem, ocorrência, estrutura e história das rochas. É é o ramo da Geologia que estuda as rochas, que são materiais constituintes da crosta terrestre formadas, geralmente, através da associação de minerais. Pode-se dizer que em uma rocha há diversas características que podem ser analisadas, dentre elas, sua composição química e mineralógica,estrutura e textura. A petrologia está agrupada em três campos de estudo principais: ígnea, sedimentar e metamórfica.
Segundo TEIXEIRA et al (2009), estes três grupos de rochas são caracterizados de acordo com os processos envolvidos em sua respectiva formação. Vale lembrar que as rochas magmáticas e metamórficas são freqüentemente designadas genericamente por rochas endógenas, enquanto as rochas sedimentares por rochas exógenas. Os três grupos de rochas se inter-relacionam no ciclo petrológico ou ciclo das rochas, que será descrito no postseguinte.
A distribuição dos tipos de rochas na crosta continental indica que 95% do seu volume total correspondem as rochas ígneas e metamórficas e somente 5% a rochas sedimentares. Todavia, ao considerar a distribuição destas rochas em área rochosa superficial nos continentes e assoalhos oceânicos, os números mudam para 75% de rochas sedimentares e apenas 25% de rochas cristalinas. Ou seja, as rochas sedimentares constituem-se em uma delgada lâmina que recobre as rochas ígneas e metamórficas como cita TEIXEIRA et al (2009).
Abaixo será descrito os três tipos de rochas, ressaltando suas principais características e aspectos.
ÍGNEAS
A princípio, as rochas ígneas, também conhecidas como magmáticas e eruptivas, originam-se na cristalização do magma, que é o material ígneo, líquido na sua maioria, silicáticos e de alta temperatura, provenientes do interior da Terra. Vale