Psicologia Clínica
Definição…
A psicologia clínica é uma área que estuda o indivíduo na
sua
totalidade
baseando-se
na
prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas, grupos ou comunidades com problemas psicológicos.
Intervém especialmente ao nível da saúde mental, estando relacionado
com
dificuldades
comportamentais e perturbações psicológicas como ansiedade, depressão, entre outras.
Objetivos da intervenção do Psicólogo
Clínico
• O psicólogo atua de forma a repor o equilíbrio emocional e psicológico do paciente, ajudando-o a recuperar a sua saúde mental.
• A relação que o psicólogo estabelece com o sujeito deverá ser de subjetividade, na qual está patente a compreensão de ambas as partes. Para isso é necessário recorrer não só às técnicas que a psicologia dispõe, como também se apresenta como individual e subjetivo. Funções Exercidas
• Após a sua pós- graduação académica, o psicólogo clínico poderá intervir em vários ramos, como por exemplo: psicoterapeuta, conselheiro, animador de grupos, nunca esquecendo a sua avaliação de Ser Humano de pessoa singular. Organizações onde podem intervir • Um psicólogo não se restringe apenas a um consultório no qual ouve o seu paciente.
• Poderá intervir numa vasta área de instituições sociais, como hospitais, centros de saúde, clínicas, estabelecimentos prisionais, escolas, instituições de assistência social, centros de reeducação e readaptação. • Conclui-se assim que a sua área de intervenção é deveras abrangente.
Problemáticas da sociedade atual que justificam a intervenção do psicólogo
Justifica-se a intervenção do psicólogo aquando se verificam perturbações comportamentais ou emocionais e perda de bem-estar psicológico, tais como :
Toxicodependência;
Pedofilia;
Violência;
Suicídio juvenil;
Depressão…
Métodos e técnicas
• Não existe um método nem uma técnica similar a todos os especialistas, existem efetivamente diversas maneiras ou procedimentos científicos para atingir os objetivos a que se