Qu Mica Geral I
Introdução 1
1. Ácidos 2
2. Bases 3
3. Sais 4
4. Óxidos 6
5. Peróxidos 8
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo definir o que são, os tipos, e as nomenclaturas de determinadas funções químicas, como ácidos, bases, sais, óxidos e peróxidos.
Os grupos de substâncias compostas que se apresentam com propriedades químicas e comportamentos semelhantes recebem o nome de Funções Químicas. O seu estudo envolve a acidez, basicidade, solubilidade em água e reatividade, sendo que os quatro principais tipos de funções são os óxidos, ácidos, bases e sais
A classificação de uma substância nessas funções citadas é realizada por meio da análise dos tipos de íons que formam-se com a dissolução dela em água. Também conhecidas como funções inorgânicas, essas substâncias se caracterizam por compostos que não possuem cadeia carbônica. As substâncias podem ser classificadas nos quatro tipos principais, citados acima que serão explicados a seguir:
Ácidos: De acordo com Arrhenius, ácido é toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização, liberando com único cátion o H+.
Bases: De acordo com Arrhenius, base é toda substância que, em solução aquosa, origina o OH– como único tipo de ânion.
Sais: De acordo com Arrhenius, sal é toda substância que, em solução aquosa, libera pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH- ou O2-
Óxidos: Composto binário, ou seja, formado por dois elementos, sendo o oxigênio o mais eletronegativo entre eles.
Peróxidos: Os peróxidos são óxidos que apresentam o grupo (O2)2- em sua estrutura. Trata-se de compostos binários, ou seja, formados por dois elementos, em que um deles é oxigênio e o outro pode ser o hidrogênio ou um metal alcalino ou, ainda, um metal alcalino terroso.
1. Ácidos
Para efeito de nomenclatura, os ácidos são divididos em dois grupos:
1.1 Hidrácidos: ácidos sem oxigênio.
Seus nomes são dados da seguinte maneira:
Ácido nome do elemento + ídrico
Exemplos:
HF – Ácido fluorídrico