Qu mica Geral I Raio Atomico
CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
PROFESSOR: JOSÉ LUIZ WESTRUP
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL I
ESTUDANTE: JANINE DE OLIVEIRA BORGES
RAIO ÁTOMICO
Trabalho
Antes de responder essa pergunta, vamos entender o que é um raio atômico.
Raio Atômico é onde fica todas as características inerentes à um elemento, que varia de acordo com o número atômico dos mesmos, e representa, também, a distância entre o centro do núcleo do átomo até a camada mais externa da molécula do mesmo.
O Raio Atômico está ligado também, com a eletronegatividade, assim, quanto maior essa propriedade, com maior força, o núcleo atrai a eletrosfera e menor é o raio.
Agora que já se sabe o que é um Raio Atômico, pode-se entender como o mesmo é calculado. Ele pode ser calculado da seguinte forma: é feito a medição da distância mínima que dois átomos podem ter sem se ligarem. Essa distância é calculada e feito a média para, então, saber-se o valor do Raio. Lembrando sempre que os átomos precisam ser do mesmo tipo.
Calculando de outras formas: Na mesma família, à medida que o número atômico aumenta (de cima para baixo), o Raio Atômico também irá aumentar, pois os níveis de energia, ou camadas eletrônicas do átomo, no estado fundamental, também aumentam.
No mesmo período, ocorre o inverso, ou seja, quanto maior for o número atômico (da esquerda para a direita) em um mesmo período, o raio atômico irá diminuir. Isto ocorre pois, à medida que aumenta o número de prótons, aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos.