Púlpitos ...
• A Cruz de Cristo foi abandonada.
• O Arrependimento é desnecessário.
• A Ira de Deus foi esquecida.
• A Santidade e a Santificação colocada em segundo plano.
• A Graça foi substituída.
Vemos hoje um "evangelho" antropocêntrico, hedônico, que está em busca mais da felicidade nesta vida, do preocupado com o porvir, vemos "evangelhos" triunfalistas, que enchem de segurança e esperanças os fiéis, mas são todas vãs.
Os pregadores esquecem que a Igreja Triunfará sim, com o retorno do Rei, mas hoje ela milita a boa milícia da fé, hoje a igreja é militante caminhando para o triunfo, mas este ainda não alcançamos, apenas o contemplamos pela fé que temos nos Atributos incomunicáveis do nosso Soberano Senhor, sabendo que Ele é Fiel e totalmente capaz.
Hoje ninguém carrega mais a sua cruz, porque Cristo já a carregou se esquecendo do que isso realmente significa, Cristo levou os nossos pecados e iniquidades em sua cruz, mas Ele mesmo disse que deveriamos levar cada dia a nossa. Negando a nós mesmos como Ele negou a si mesmo se fazendo igual a nós, contudo sem pecado. A proposta de Paulo de pregar a Cristo e este crucificado foi esquecida, hoje se prega o homem e suas necessidades, e não a sua Necessidade. A nossa alma eterna foi colocada em segundo plano, por "teologias" diversas.
Há hodiernamente um sentimento anti-intelectual no protestantismo, se é que podemos chamar assim já que a igreja não protesta se conforma, brasileiro influenciados por líderes astutos que querem em nome de Deus, impedir seus liderados de usarem um dom dado pelo próprio Deus, o Intelecto Humano. Pois se as ovelhas pensarem um pouquinho, já não mais os seguirão, se aparece um que ousa pensar, é julgado e