OS CONFLITOS DOS PÚLPITOS
HOMOSSEXUALISMO: PERSPECTIVAS BÍBLICAS
Edna Maria Ferreira Mendes
Brasília - DF
Dezembro de 2013
FACULDADE EVANGÉLICA TAGUATINGA - DF
HOMOSSEXUALISMO: PERSPECTIVAS BÍBLICAS
Edna Maria Ferreira Mendes
Artigo Científico apresentado à Faculdade Evangélica, como requisito para a conclusão do Curso de Teologia, para obtenção do grau de bacharel referente ao segundo semestre de 2013.
Professor orientador: Uelinton Dias Jorge Luz
Brasília - DF
Dezembro de 2013
HOMOSSEXUALISMO: PERSPECTIVAS BÍBLICAS
Edna Maria Ferreira Mendes1
Resumo
A igreja cristã atual enfrenta uma discussão acirrada em sua interpretação teológica a respeito do homossexualismo. De um lado temos os defensores da Teologia Histórico e Gramatical; opondo-se a ela, temos a Teologia Gay, denominada liberalizante, por utilizar-se de um novo viés, destoando da interpretação tradicional. As novas interpretações constituem-se grandes desafios: o que propõe o texto bíblico original? Como denominar o que significa? O que tencionava expressar o autor? Como o público-alvo o entendeu? Buscando oferecer uma solução para o problema, o texto é submetido à análise de textos bíblicos, com o objetivo de obter respostas íntegras e honestas para as objeções levantadas. A igreja cristã tradicional continuará em seu posicionamento, ou aceitará as novas interpretações bíblicas?
Palavras-chave: teologia gay, teólogos pró-homossexuais, homossexualismo, texto, contexto.
INTRODUÇÃO
Na abordagem bíblica sobre a homossexualidade devem-se levar em conta alguns parâmetros. Ao basear-se na Bíblia para tal discussão faz se necessário considerar que ela é um livro humano e divino. Humano porque é um livro como qualquer outro, transmitido em idiomas que permitem a comunicação de uma mensagem imbuída de princípios aos leitores. Sua transmissão é por