Pulpitos da Igreja de Santo Alexandre - Belém do Pará
Na Igreja de Santo Alexandre construída pelos Padres Jesuítas em Belém do Pará, há a existência de dois púlpitos laterais, lugar em que eram usados pelos Sacerdotes Jesuítas para proferir o sermão (Homilia) após ao Evangelho proclamado. Os magníficos púlpitos da Igreja de Santo Alexandre são atribuídos a oficina de escultura que funcionava nas primeiras décadas do século XVIII pelo Padre Jesuíta João Xavier Traer, nascido no Tirol (atual Áustria) e sua oficina de escultores indígenas.
Obra inspirada em arte barroca, esculpida em cedro vermelho, possui três anjos na parte de baixo que para a doutrina cristã simbolizam o amor, a caridade e a justiça divina. O anjo do amor localizado na colocação de primeiro lugar, da esquerda para a direita, o anjo da justiça divina vem logo em seguida com os olhos vendados e o último é o anjo da caridade, cada um passando ensinamentos aos fieis que ali frequentavam.
O Anjo do amor ensina que para ser um bom cristão que segue a Deus é necessário que tenha o amor para com o próximo. O anjo da justiça divina ensina que a justiça de Deus é igual para todos os seus filhos, não olha com diferença para seus seguidores, por isso é retratada com os olhos vendados. E por ultimo o anjo da caridade, ensinando que se deve ajudar as pessoas sem a busca de qualquer recompensa.
No Centro do púlpito é localizado a