pós graduanda
Centro Universitário de Brasília
Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - ICPD
FERNANDA FERREIRA DIAS
MAPEAMENTO DO USO DA TERRA, VEGETAÇÃO E
IMPACTOS AMBIENTAIS POR MEIO DE SENSORIAMENTO
REMOTO E GEOPROCESSAMENTO
Brasília
2014
FERNANDA fERREIRA DIAS
GEOPROCESSAMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESIGUALDADES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM SÃO PAULO
Trabalho apresentado ao Prof. Antônio Carlos Monteiro como requisito para a obtenção de aprovação na matéria Noções de Geoprocessamento, Curso de Pós-graduação Lato Sensu do curso de Pós Graduação em Análises Ambientais e Sustentabilidade.
Brasília
2014
RESUMO
O objetivo desse trabalho constituiu-se em mapear áreas para a identificar uso, vegetação, atividades antrópicas impactantes ao meio ambiente. A área teste foi em um distrito da cidade de Rio Claro (SP). A metodologia foi aferida cruzando-se os dados do sistema SIG, CAD Overlay geo-referenciados no autoCAD Map, mapas (SPOT-XS e PAN). Este mapeamento por sensoriamento remoto permite detectar, quantificar e especializar as alterações provocadas pelo homem na natureza, possibilitando assim maior controle sobre o acompanhamento/planejamento de atividades de potencial danoso ao meio ambiente como extração mineral, vegetal e demais impactos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 05
DESENVOLVIMENTO 06
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
INTRODUÇÃO
A ocupação desordenada do solo juntamente com a desenfreada exploração dos recursos minerais estão levando o meio ambiente a um desequilíbrio sem precedentes. O conhecimento prévio sobre as consequências a curto, médio e longo prazo, de determinados empreendimentos industriais, agropastoris ou de mineração é imprescindível para um melhor controle e redução de danos.