Píndaro
O velho ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” é muito válido quando o assunto é conseguir novos clientes no mundo dos negócios. A carta de apresentação de uma empresa funciona como o cartão de visitas da companhia e, por isso, é uma importante ferramenta que dá o primeiro passo para a negociação.
Nesta carta, é preciso conter as informações básicas da empresa, os serviços oferecidos e os benefícios, de maneira clara e objetiva. A carta precisa ser elaborada com cuidado, pois é importante prender a atenção do cliente através de parágrafos curtos e que contenham apenas informações relevantes.
Além disso, a personalização da carta é muito importante, principalmente se os objetivos variarem de acordo com o tipo de cliente. A empresa precisa ter em mente que a qualidade da carta é um fator fundamental na decisão do cliente. Por isso, quanto mais personalizada, clara e bem elaborada estiver a apresentação, melhores serão as chances de conquistar uma boa imagem e novos consumidores.
Não há um único modelo capaz de garantir uma carta perfeita para a apresentação de uma empresa, pois os negócios possuem natureza, objetivos e serviços diferenciados. No entanto, há vários modelos que ajudam a elaborar a carta, além de padrões que auxiliam na construção de uma apresentação ideal para o negócio.
Passo a passo
Apesar de não haver uma fórmula mágica para criar a apresentação de um negócio, o padrão mais utilizado segue uma linha de organização das informações relevantes. Neste padrão, a empresa começa a carta com a apresentação da companhia no primeiro parágrafo, informações de produtos no meio da carta e, por fim, informações sobre o suporte e as formas de atendimento. Veja o que deverá ser escrito em cada parte do papel:
Apresentação do negócio: O início da carta é muito importante para que o cliente sinta-se interessado em ler toda a apresentação. É nos primeiros parágrafos (de preferência um