Fundamentos do Sistema de Informações
SI – Conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, controle, análise e o processo decisório nas empresas. Laudon e Laudon, 1999.
SI – Conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo. Oliveira, 2001.
Atividades de um sistema: ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA
FEEDBACK (retorno ou resultado)
Definindo dado, informação, conhecimento CONHECIMENTO INFORMAÇÕES DADOS
Ciência da Informação, Davenport, 1998
Dados: Fatos em sua forma primária, ou seja, são matérias brutas que precisam ser manipuladas e colocadas em um contexto antes de tornarem úteis.
Informação: Fatos organizados ou arranjados de uma maneira significativa, ou seja, é um dado processado de uma forma que tenha valor real para o usuário para tomada de decisões correntes ou posteriores.
Conhecimento: Abstração interior, pessoal, de algo que foi experimentado ou vivenciado por alguém.
Classificação dos SI
Simples: possui poucos elementos, relação descomplicada. Ex: pizzaria
Complexos: possui muitos elementos, altamente relacionados.EX: Itaipu
Aberto: Interage com o meio. Ex: Organizações
Fechado: Não há interação com o meio Ex: Relógio, matemáticaEstável: Mudanças no meio resultam em pouca ou nenhuma mudança. Ex: (um pequena empresa que produz brinquedos de blocos de madeira pode ser bastante estável, desde que a fonte de matéria prima e as preferências tenham se mantido).
Dinâmico: Sofre constantes mudanças influenciadas pelo meio. Ex: Fábrica de computadores /equipamentos eletrônicos (mudanças tecnologia forçam o desenvolvimento de novos produtos);