Os processos de ensino em ambiente não formal
SOUSA, Aline Laiane Sacramento. UFRB- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Área de atuação em Ciências Humanas, o foco principal é analisar como se dá os processos de ensino em ambiente não formal.
INTRODUÇÂO
Este trabalho é resultado da proposta de pesquisa que tem o intuito de conhecer como sé da o ensino em ambiente não formal, sabendo que a educação não formal é fruto da interação com o cotidiano, é aquela que ocorre no mundo onde o aprendizado se dá através de ações coletivas cotidianas, que preveem de uma intencionalidade, planejamento um cronograma a ser seguidos exemplos desta educação Ong’s, sindicatos, associações, instituições dentre outros. A pesquisa foi realizada na FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, uma Entidade da Sociedade Civil sem fins lucrativos de caráter educacional, beneficente e de Assistência Social a qual contribuiu com a percepção, atuação e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em ambientes não escolares, os projetos são realizados na zona rural no Vale do Jequiriçá e o baixo Sul dos Territórios.
OBJETIVOS
O objetivo que permeia esta pesquisa é analisar se esta educação é administrada com qualidade, pois, o ensino em ambiente não formal geralmente é por períodos curtos, e avaliar se o aluno que passa por esta educação realmente consiga apreender o conhecimento passado.
MATERIAL e MÉTODOS
Os instrumentos de avaliação utilizados para analisar os objetivos citados foram, através de observações do espaço e na forma de educar, entrevistas, relato de uma funcionaria na qual é assistente social da instituição. Após considerar o mecanismo de ensino da FASE, percebe-se que a mesma trabalha com a perspectiva de assessorar e capacitar os jovens inseridos nos projetos com intuito de formar cidadão participativo na sociedade, seguido de projetos longos que vão além do conhecimento técnico, partindo para discursões do seu valor enquanto individuo.