péds
Tarso - a parte superior, que liga com os ossos da perna;
Metatarso - a parte mediana; e
Dedos - o número básico é de cinco dedos que normalmente se encontram virados para a parte dianteira do animal, mas nos ungulados, é a ponta dos dedos (que geralmente estão reduzidos em número e composição) que assenta no solo.
Existem ainda outros termos para designar vulgarmente algumas partes do pé:
"Planta do pé" - a parte do pé dos bípedes que assenta no solo; é formada pelo calcanhar e pela face inferior dos ossos metatarsais e das falanges e é coberta por pele mais espessa do que no resto do corpo;
O calcanhar é a expressão vulgar para o osso calcâneo;
O tornozelo é a articulação do pé com a perna.
A principal função do pé em vertebrados terrestres é locomoção . Existem três tipos de postura de pé em mamíferos: (1) plantígrada , no qual a superfície de todo o pé toca no chão durante a locomoção, (2)digitígradas , em que apenas as falanges (dedos) tocar o solo, enquanto que o tornozelo e pulso são elevados, (3) unguligrade, em que apenas um casco (a ponta de um ou dois dígitos) toca no chão, uma especialização da execução animais (por exemplo, cavalos , veados)1 .
Índice [esconder]
1 Regiões do pé
2 Características gerais
3 Músculos
4 Nervos
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas
Regiões do pé[editar | editar código-fonte]
Gray291.png
O pé é constituído pelas seguintes regiões:
Tarso: constituído por sete ossos tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes. Só um osso, o tálus, articula-se com os ossos da perna.
Metatarso: consiste em cinco ossos metatarsais, numerados a partir da face medial do pé.
Falanges: Constituído por 14 falanges, o hálux (1° dedo) tem duas falanges