Plano de Ação
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
CURSO: PSICOLOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PLANO DE AÇÃO
AURÉLIA MARIA ELIAS BARROSO
JANNY DE ALMEIDA PADILHA
MARCOS ROMENIQUE VIEIRA
SUPERVISORA: PROF. ISLENE ARAÚJO
TERESINA, OUTUBRO DE 2011.
I. Apresentação
O estágio curricular obrigatório em psicologia organizacional configura-se como uma atividade de aprendizagem social, profissional e cultural, que é desenvolvida na realidade do campo de trabalho do profissional, e mostra-se capaz de proporcionar ao aluno uma real oportunidade de complementação do ensino e das atividades práticas por meio da sua participação em situações reais de vida e trabalho.
Tem por objetivo proporcionar ao aluno uma melhor visão do mercado de trabalho que o espera, assim como proporcioná-lo o conhecimento prático da realidade e do cotidiano do profissional atuante na área de psicologia organizacional.
O diagnóstico realizado na instituição foi realizado através de observação, conversas informais com os funcionários e administrador e questionário de clima organizacional.
A partir dessa observação da realidade organizacional, buscou-se traçar um plano de ação direcionado para as principais demandas diagnosticadas na empresa, afim de realizar um trabalho de qualidade e que atinja as reais necessidades do ambiente de trabalho.
Assim, o seguinte trabalho se apresenta inicialmente apresentando considerações importantes sobre a Psicologia Organizacional, sua importância e sobre o trabalho que o psicólogo pode desenvolver na organização para seu melhor funcionamento.
II. Justificativa
De acordo com Schein (1982), a Psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo, já que, segundo o