PED
FACULDADE GUILHERME GUIMBALA
CURSO DE PSICOLOGIA – 4°B
PSICOLOGIA E DEFCIÊNCIAS
Vanessa Schneider
DEFICIÊNCIA VISUAL E SURDOCEGUEIRA
Ao elaborar esse trabalho me remeteu a uma experiência na qual eu vivi que me fez refletir muito a respeito , ao trabalhar com uma pessoa que é deficiente visual pude então perceber o quão que as vezes é complicado estar nessa situação ainda mais ele que tinha perdido a visão aos 25 anos ,ele comentava que teve dificuldades para se adaptar nesse “novo mundo “ ,mas depois de algum tempo ele já se “virava”,como ele dizia. Ao visitar a AJIDEVI , me fez recordar essa experiência pude aprender muito com esse trabalho apesar de que algumas coisas eu já tinha visto e outras nem sabia que existia.
Uma coisa que me deixou intrigada que não há Psicólogo atuando na AJIDEVI, há apenas uma Psicóloga voluntária que vai uma vez por semana ,a questão de não ter Psicólogo é que o governo alega que como há Terapeuta ocupacional ,assistente social , e pedagogo não necessidade de ter um Psicólogo , na qual , esses profissionais acabam fazendo a escuta de muitos , pois na AJIDEVI não há apenas deficientes visuais de nascimento e sim aqueles que foram adquirindo. Os recursos que eles utilizam para a reabilitação desses sujeitos é muito importante para a inclusão na sociedade , e perceber como ainda é difícil essa inclusão por vários fatores. A vida social exerce um papel fundamental na vida de um individuo , pois é através dele que o homem cria e se constrói.
Ross, citado por Golin ( 2003), afirma que: [...] a educação e o trabalho constituem um eixo fundamental para a compreensão do processo de emancipação social e política do homem.
[...] O homem é um ser histórico-social. O elemento fundamental que assim o caracteriza, como mediação para suas relações sociais é o trabalho.( GOLIN, 2003, p.11).