Pão BIJU
Controlo de Qualidade
Introdução
O HACCP (analise de perigos e pontos críticos de controlo), é um sistema que tem como objetivo garantir a segurança dos alimentos através da identificação dos perigos associados ao seu manuseamento e das medidas adequadas ao seu controlo. Devera ser encarado como uma ferramenta de analise e prevenção de perigos ao processamento alimentar e não para o controlo apenas do produto final.
Descrição do produto
• Pão
Nome masculino
1. alimento feito com farinha de trigo ou de outros cereais amassada, geralmente fermentada e cozida no forno
2. cereal de que se faz este alimento
3. figurado meios de subsistência; sustento
4. figurado auxílio moral
5. figurado, coloquial pessoa atraente
Pão biju regionalismo - pão pequeno, arredondado, feito à base de farinha de trigo.
Fluxograma
Receção
Pesagem das matériasprimas Mistura
Cilindragem
Corte
Modelagem
Fermentação
Cozimento
Resfriamento
Receção
• Geralmente pelo encarregado ou gerente. Nesta etapa, ocorre a observação do aspeto visual, prazo de validade, empilhamento máximo recomendado para cada tipo de insumo a conferencia física e de valores confrontando o pedido e nota fiscal são os cuidados que se sucedem.
Pesagem das matérias-primas
• A pesagem é o processo que garante a uniformidade do produto em cada fornada, onde a matéria prima sai do stock e é levada ao inicio do processo produtivo. Sendo as matérias-primas utilizadas para a produção de pão: farinha de trigo, água, sal e fermento.
Mistura
• A mistura dos componentes na masseira tem como propósito a homogeneização das matérias-primas, o fermento é o ultimo produto a ser colocado. O ponte de mistura ideal é obtido pelo tempo de batida, pelo aspeto visual da massa, e principalmente pelo tato do profissional.
Cilindragem
• O processo de cilindragem tem como objetivo a homogeneização da massa, por meio de sucessivas passagens pelo cilindro