IN Time
O que é a Física?
A Física é a ciência que estuda a natureza e os seus aspectos mais gerais.
Esta ciência baseia-se essencialmente na matemática e na lógica para a formulação dos seus conceitos.
Alguns físicos estão interessados em determinar a natureza do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das suas interações.
O que é a Química?
A Química é a ciência que estuda as substâncias – as suas propriedades, as suas composições e as suas transformações.
O campo de interesse e aplicação da Química é tão amplo que envolve quase todas as outras ciências.
A química actua como um instrumento prático para o conhecimento e a resolução de problemas em muitas áreas de actuação da vida humana.
A físico–química pode ser definida como uma divisão da química que estuda o aspecto físico das espécies químicas. Sendo mais claro pode-se dizer que é como um “casamento de conveniências” onde a física e a química são ciências, que quando aliadas fornece resultados importantes.
Muitos cientistas no decorrer da história participaram diretamente do desenvolvimento desta disciplina, porém, foi Gibbs quem firmou os fundamentos teóricos com a aplicação das leis da termodinâmica para substâncias heterogêneas, sendo, portanto, considerado o fundador desta ciência. Vale ainda, lembrar que o responsável pela introdução do termo Físico-Química foi o cientista Lomonosov, em 1752 em sua palestra intitulada "A Course in True Physical Chemistry".
No ano 1803 Dalton foi quem primeiramente iniciou a físico-química com a formulação da teoria atômica sendo posteriormente adequado e diferenciado por Avogadro em 1811. Em 1942 Meyer enunciou a 1ª Lei da Termodinâmica, provando a relação entre calor e trabalho, que por ser inadequada para o grau de liberdade das moléculas em um sistema ou entropia sugeriu a 2ª Lei da Termodinâmica, em função das estruturas, velocidade e das substâncias químicas Nernest em 1906 desenvolveu a 3ª Lei da termodinâmica, vindo