Pâncreas
Anatomia: É um órgão retro peritoneal lobulado de 10 a 15 cm e 70 a 100g de peso. Tradicionalmente se divide em quatro áreas: cabeça, cuello, corpo e cola. A cabeça se situa a altura da segunda vértebra lombar e está marcada pelas três primeiras porções do duodeno. O cuello é um pequeno segmento situado a altura da primeira vértebra lombar. O corpo se estende do cuello ao ílio do baço. A cola é um pequeno segmento que ocupa o ligamento pancreaticoesplênico. A irrigação arterial do pâncreas é provida do tronco celíaco e da artéria mesentérica superior. ( cabeça e cuello são irriagados pelas pancreatoduodenais e a cola e corpo pela art. esplênica a pancreática transversa).
Fisiologia: Secreta diariamente cerca de 15g de diversas enzimas em aproximadamente 2L de liquido. O grupo das enzimas proteasas (peptidases) incluem a tripsina, quimotripsina, elastasa, calicreina e carbopeptidasas; as não proteasas incluem a lipasa, amilasas, foslipasas, colipasas I e II e carboxilesteridrolasa; também secreta enzimas lisosomais como a glucoronidasa e glucosidasa. O pâncreas é protegido por diferentes mecanismos destruidores de suas próprias enzimas. Primeiramente todas enzimas são secretadas como proteínas inativas e logo depois são mantidas em grânulos secretórios. Em segundo lugar, existem inibidores intracelulares capazes de suprimir até 80% da atividade de qualquer tripsina ativa e evitar a ativação em cascada. A secreção exócrina do pancreas é mediada em três fases: cefálica(mediada pela ação do N. Vago e liberação de gastrina) , gástrica ( reflexos vagovais gastropancreaticos e liberação de gastrina) e intestinal (mais importante, mediada por reflexos vagovagais enteropancreaticos e liberação de colecistoquinina e secretina).
Anomalias Congênitas:
Pâncreas Divisum: É una anomalia anatômica que ocorre en 4-9% da população, se caracteriza pela falta de fusão dos condutos pancreáticos ventral y dorsal, como conseqüência, a maior parte do pâncreas é drenada no