Bioacústica
Os peixes-bois (também conhecidos como vacas-marinhas ou manatins) constituem uma designação comum aos mamíferos aquáticos. Possuem um grande corpo arredondado, com aspeto semelhante ao das morsas. O peixe-boi-marinho pode medir até quatro metros e pesar 800 quilos, enquanto o peixe-boi-da-amazónia é menor e atinge 2,5 metros e pode pesar até 300 quilos.
Habitam geralmente em águas costeiras e estuarinas quentes e rasas e pântanos, enquanto o peixe-boi-da-amazónia habita apenas em águas doces das bacias dos rios Amazonas e Orinoco. A Flórida é a localização mais ao norte onde vivem, pois a sua baixa taxa metabólica torna-se difícil no frio e não sobrevivem abaixo dos 15 °C.
Existem três espécies de peixe-boi:
Peixe-boi-africano vive no Atlântico, habita as águas doces e costeiras do oeste da África.
Peixe-boi-marinho também conhecidos como manatis, tem ampla distribuição nas Américas, indo desde o México, os Estados Unidos, vivendo nas ilhas da América Central, na Colombia, Venezuela, nas Guianas, no Suriname e no Brasil.
Peixe-boi-da-amazônia são animais fluviais e vivem nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
Uma quarta espécie, o peixe-boi-anão foi encontrada no Brasil embora alguns puseram em dúvida a sua validade supondo que seja um peixe-boi amazónico imaturo.
Tucuxi
O tucuxi, é uma espécie de água doce golfinho encontrado nos rios da Bacia Amazónica . A palavra tucuxi é derivado da língua Tupi palavra tuchuchi-ana , e agora foi adotado como nome comum da espécie. Apesar de ser encontrado em localizações geográficas semelhantes às de "verdadeiras" golfinhos de rio , como o boto , o tucuxi não está intimamente relacionado a eles geneticamente. Fisicamente, a espécie assemelha-se a roaz mas difere o suficiente para ser colocado num género separado.
Boto
Boto é um nome português dado a vários tipos de golfinho e boto nativos da Amazónia e as Orinoco afluentes do rio. Alguns botos existem exclusivamente em água